Tuesday, August 29, 2006

AUDIÇÃO E VISÃO NA APRENDIZAGEM



Com certeza o conhecimento provêm do sentido. Para podermos conhecer alguma coisa, ou ter algum conhecimento, olhamos fotos, imagens, paisagens, letras, números ... escutamos sons que nos dizem alguma coisa, assim como os outros sentidos.
Como diz no texto sobre os olhos “Através da propagação das ondas eletromagnéticas, que incidem sobre os nossos olhos, recebemos informações”, e o olho humano só enxerga a luz ou energia visível.
Conforme a idade ou mesmo o tipo de sons que escuta por muito tempo, ou com o volume muito alto, prejudica a audição, fazendo com que se dispersa muito facilmente. “Diminiu o poder de concentração e prejudica a produtividade no trabalho intelectual”.
Por exemplo: Com crianças de 1ª série, com as quais trabalho, algumas apresentam dificuldades em enxergar no quadro negro. Muitas vezes se descobre, pois não rendem muito em sala de aula, não aprendem como deveriam. Em relação com a audição a mesma coisa, a criança fica dispersa e não tendo concentração não tem aprendizagem.
E isto acontece com qualquer um que tem algum problema de audição ou visão.

Wednesday, August 23, 2006

Frustração


Fiquei bastante frustrada, pois procurei o nosso mapa e não achei.
Todos estavam postados e o nosso não. Não sei o que houve.
Primeiro tivemos dificuldades de acessar, pois a versão do CmapTools não dava, então baixei outra versão. Fiquei feliz quando consegui passar por todos os passos para chegar lá, e então não achar, que decepção.

Wednesday, August 02, 2006

Interdisciplinaridade

É difícil para quem nunca trabalhou com os alunos dessa maneira. Mas sempre tem uma primeira vez. Depois que se começa tudo vai bem. Não é errando que se aprende? Não é fazendo para ter prática?
Em se tratando de crianças até 4ª série é muito fácil, pois os próprios professores já sempre integram as atividades com todas as matérias.
Mas a oratória, ou o bem falar, interessa muito para qualquer disciplina. O aluno precisa falar em frente a turma, e muitas vezes tem vergonha, medo... A pessoa precisa se expor cada dia mais, para ganhar espaço na sociedade. Precisa estar atento, ser "metido", falar. Inclusive já se ouviu dizer: "Aquele lá tem papo", isto é conversa muito bem, deixa claro aquilo que quer, convence, mesmo que não esteja certo. Deveria existir uma disciplina específica de oratória, mas como não tem, todos os professores deveriam estar aptos para passar essa segurança aos alunos.