A educação escolar está passando por muitas transformações. A meta é repassar conteúdos básicos e os específicos, mas há os que lutam por uma independência destes e entendem que o ser humano adquire conhecimentos conforme a sua perspectiva.
A escola está muito ligada aos conteúdos de acordo com cada série, pois isto já vem por imposição do ministério da ed., secretaria da ed.. Toda a escola tem em seu currículo, os conteúdos do núcleo comum a serem trabalhados, além dos específicos. E estes conteúdos devem ser seguidos rigorosamente, como norma. Não há como fugirmos. Mesmo sabendo que os alunos não tem muito interesse em adquirir tais conhecimentos, são passados e devem aprender. Muitos decoram ou fazem “cola” para ter uma boa avaliação e alcançar a série seguinte.
Por outro lado, podemos perceber que os professores já estão entendendo que orientar o trabalho com projetos, conforme o interesse do aluno, é muito marcante, e que possibilita a construção do conhecimento conforme vão solucionando os problemas que vão surgindo. O professor deve ter momentos em que favorece as questões dos alunos e problematiza o que trazem e momentos em que deve propiciar a sistematização e a formalização do que os alunos estão construindo.
Então se o professor conseguir aliar, unir os conteúdos aos respectivos projetos de aprendizagem realizados pelos alunos será de grande valia para o aprendizado. Os alunos assimilam tudo melhor, e muito mais do que o simples conteúdo em si., pois estão adquirindo conhecimentos conforme os vão construindo.
No comments:
Post a Comment