Monday, December 18, 2006

INCLUSÃO?


INCLUSÃO?

O que me inquieta a respeito de inclusão é a forma como foi colocada a lei em funcionamento. Incluem pessoas com Necessidades Especiais em salas de aula comum onde não tem infra-estrutura, muito menos monitores e professores especializados para poder dar uma assistência mais correta, pois deste jeito a pessoa com NE fica muito isolada, sem a aprendizagem necessária, perde o contato cultural. Fisicamente está inclusa na sala, mas muitas vezes sem o apoio especializado, isso não garante que está inclusa.
A pessoa inclusa se torna a “diferente” quando se deve dar assistência diferenciada em sala de aula.
Temos a inclusão para qualquer um de NE aprender de acordo com os “normais”, mas na hora de avaliar de acordo com o grupo, não será possível, pois a pessoa não consegue aprender como os outros. Inclusive os alunos com dificuldades de aprendizagem (limitações pessoais e do contexto social onde vivem) podem ser consideradas em situação de deficiência, pelas condições sociais, econômicas e que bloqueiam o seu pleno desenvolvimento.
E como trabalhar enfrentando barreiras como no caso de aprendizagem de pessoas com síndrome neurológicas, psiquiátricas, quadros psicológicos graves, super dotados, altas habilidades... sem formação? Isso é um desafio que as escolas regulares devem assumir para a praticar a orientação inclusiva. E para que isso aconteça devemos começar pelo ambiente com salas arrumadas de acordo, com um desenvolvimento de aprendizagem cooperativa, avaliação diagnóstica e os fatores que bloqueiam e facilitam a aprendizagem.
Mas para tudo isso, precisamos ter professores com uma mínima formação para tal, monitores e inclusive na parte física da escola uma melhor infra-estrutura.

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