Wednesday, December 06, 2006

Intervenções


CATEGORIZAR INTERVENÇÕES
Usei os três tipos de intervenções:
· EXPLORAÇÃO quando estou perguntando se os copos tem a mesma quantidade de água, quando coloco a mesma água de um copo para outro mais largo e baixo e ela me responde conforme suas possibilidades, seu modo de pensar. De acordo com o material que ela está interagindo. No caso da Tayná - Não conservação quando muda de recipiente.
· JUSTIFICAÇÃO quando indago: Eu - Porquê você acha que você toma mais? Tayná - Porque é maior, tem mais água. (inicial). Ela identifica os argumentos que sustentam suas hipóteses, legitimando o seu ponto de vista. Quando ela justifica o seu modo de pensar.
· CONTRA-ARGUMENTAÇÃO quando volta a indagar: Mudando para o mesmo copo inicial e os 2 ficam iguais. Eu E agora, quem toma mais? Tayná Agora nós tomamos a mesma quantidade. Eu Mas esta água estava naquele copo que tu disseste que tinha menos água, e agora como são iguais? Tayná Porque agora está no copo que é igual ao meu e agora nós tomamos a mesma quantidade. Eu Mas se a profe colocar esta água no copo mais largo fica menos água e então a profe toma menos? Tayná Sim. (Procurado a coerência ou contradição no pensamento, confrontando com diferentes pontos de vista.)

No comments: