Aplicação da prova
Trabalho com alunos de 1ª série a muitos anos e realizei a prova com 4 alunos (individualmente) em sala de aula mesmo, enquanto os outros estavam realizando algumas atividades. Pedi que nenhum aluno viesse até mim, enquanto eu estava com a criança para não interromper. Acredito que deve ser individual, pois se for em conjunto eles não são autênticos. Quando quero saber algo da criança, dela mesma, deve ser individual, pois todos gostam muito de copiar.
1ª criança – Tayná - 7 anos e 4 meses
Coloquei na mesa 2 copos iguais com a mesma quantidade de água e perguntei:
- Os 2 copos estão com a mesma quantidade de água?
Criança - Sim.
Eu – Se eu tomar esse copo de água e você o outro, quem toma mais?
Criança – Nós tomamos a mesma quantidade.
Eu – Vamos ver o que acontece se eu colocar a água de um copo neste outro? ( mostrei o copo mais baixo e mais largo).
Eu – E então se eu tomar este copo de água ( copo largo e baixo) e você tomar o outro (inicial) quem toma mais?
Criança – Eu
Eu – Porquê você acha que você toma mais?
Criança – Porque é maior, tem mais água. (inicial)
Mudando para o mesmo copo inicial e os 2 ficam iguais.
Eu pergunto: - E agora, quem toma mais?
Criança – Agora nós tomamos a mesma quantidade.
Eu Mas esta água estava naquele copo que tu disse que tinha menos água e agora como são iguais?
Criança – Porque agora está no copo que é igual ao meu e agora nós tomamos a mesma quantidade.
Eu - Mas se a profe colocar esta água no copo mais largo fica menos água e então a profe toma menos?
Criança – Sim.
Ainda fiz trocas com outros copos de diferentes formatos e uma garrafinha transparente sem gargalo, mas ela continua com a mesma idéia. Ela soube que os copos eram diferentes, que era mais largo, mas não associou que a água era a mesma.
2ª criança – Thiago - 7 anos e 7 meses e meio
Fiz as mesmas perguntas, mas automaticamente a criança soube dizer que beberíamos a mesma quantidade, pois só trocou o formato do recipiente, mas a água era a mesma quantidade. Ele logo notou que a água foi somente transportada para o outro copo.
3ª criança – Larissa - 8 anos e 12 dias
Idem ao Thiago
Logo associou tudo.
4ª criança – Gabriel - 7 anos e 7 meses
Idem a Tayna
Algumas perguntas inclusive não soube responder.
Como eu conhecia as crianças, pois são meus alunos, peguei crianças com dificuldades de adquirir conhecimentos, pouco autônomas e pouco criativas e outras ao contrário. E a conclusão foi exatamente como eu imaginei.
Mas todos os alunos queriam participar. Então depois de tudo isso, resolvi fazer com a turma toda oralmente, sem pedir para levantar o dedo para responder e eles responderam juntos. Uns de um jeito e outros de outro. E então fazendo mais perguntas de acordo com que cada um falava alguns voltavam atrás e aceitavam o que o colega achava, quer dizer copiava a idéia do colega, mesmo não sendo a dele. Por isso acredito que cada um deve fazer a prova individual, sem interferência.
Este é meu trabalho a 15 anos. Eu indago bem as crianças, tento tirar deles exatamente o que eles pensam.
Trabalho com alunos de 1ª série a muitos anos e realizei a prova com 4 alunos (individualmente) em sala de aula mesmo, enquanto os outros estavam realizando algumas atividades. Pedi que nenhum aluno viesse até mim, enquanto eu estava com a criança para não interromper. Acredito que deve ser individual, pois se for em conjunto eles não são autênticos. Quando quero saber algo da criança, dela mesma, deve ser individual, pois todos gostam muito de copiar.
1ª criança – Tayná - 7 anos e 4 meses
Coloquei na mesa 2 copos iguais com a mesma quantidade de água e perguntei:
- Os 2 copos estão com a mesma quantidade de água?
Criança - Sim.
Eu – Se eu tomar esse copo de água e você o outro, quem toma mais?
Criança – Nós tomamos a mesma quantidade.
Eu – Vamos ver o que acontece se eu colocar a água de um copo neste outro? ( mostrei o copo mais baixo e mais largo).
Eu – E então se eu tomar este copo de água ( copo largo e baixo) e você tomar o outro (inicial) quem toma mais?
Criança – Eu
Eu – Porquê você acha que você toma mais?
Criança – Porque é maior, tem mais água. (inicial)
Mudando para o mesmo copo inicial e os 2 ficam iguais.
Eu pergunto: - E agora, quem toma mais?
Criança – Agora nós tomamos a mesma quantidade.
Eu Mas esta água estava naquele copo que tu disse que tinha menos água e agora como são iguais?
Criança – Porque agora está no copo que é igual ao meu e agora nós tomamos a mesma quantidade.
Eu - Mas se a profe colocar esta água no copo mais largo fica menos água e então a profe toma menos?
Criança – Sim.
Ainda fiz trocas com outros copos de diferentes formatos e uma garrafinha transparente sem gargalo, mas ela continua com a mesma idéia. Ela soube que os copos eram diferentes, que era mais largo, mas não associou que a água era a mesma.
2ª criança – Thiago - 7 anos e 7 meses e meio
Fiz as mesmas perguntas, mas automaticamente a criança soube dizer que beberíamos a mesma quantidade, pois só trocou o formato do recipiente, mas a água era a mesma quantidade. Ele logo notou que a água foi somente transportada para o outro copo.
3ª criança – Larissa - 8 anos e 12 dias
Idem ao Thiago
Logo associou tudo.
4ª criança – Gabriel - 7 anos e 7 meses
Idem a Tayna
Algumas perguntas inclusive não soube responder.
Como eu conhecia as crianças, pois são meus alunos, peguei crianças com dificuldades de adquirir conhecimentos, pouco autônomas e pouco criativas e outras ao contrário. E a conclusão foi exatamente como eu imaginei.
Mas todos os alunos queriam participar. Então depois de tudo isso, resolvi fazer com a turma toda oralmente, sem pedir para levantar o dedo para responder e eles responderam juntos. Uns de um jeito e outros de outro. E então fazendo mais perguntas de acordo com que cada um falava alguns voltavam atrás e aceitavam o que o colega achava, quer dizer copiava a idéia do colega, mesmo não sendo a dele. Por isso acredito que cada um deve fazer a prova individual, sem interferência.
Este é meu trabalho a 15 anos. Eu indago bem as crianças, tento tirar deles exatamente o que eles pensam.
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