Tuesday, October 31, 2006

INCLUSÃO


MINHA OPINIÃO SOBRE A INCLUSÃO


A inclusão é uma realidade. E eu também não li a lei e nem tenho formação para trabalhar com alunos especiais. Mas do jeito que eu vejo a inclusão nas escolas não pode estar correto. Então simplesmente surge uma lei e os professores que devem procurar se adequar? Isto é como inventar um jogo que deve ser feito de tal maneira, se chegar a tal ponto, não interessando as regras. Todo jogo deve ter regras. Toda lei deve ter normas.
Então os pais matriculam um filho com necessidades educativas especiais na escola e a professora deve saber o que fazer?
Não. Isto não pode ser assim. Para ter inclusão de alunos PNEE, a escola deve ter toda a sua estrutura para tal. Partindo da parte física da escola com banheiros apropriados, rampas..., salas de aulas próprias para jogos, salas de recursos para certas horas em que o aluno não tem condições de acompanhar os trabalhos de ordem cognitiva dos colegas.
Exemplo
Um aluno com problemas físicos não tem como participar da aula de educação física. O máximo que pode fazer é apitar um jogo, ser um bandeirinha, mas pode também participar de jogos calmos como xadrez...
Um aluno com problemas mentais, como poderá participar de uma aula normal, onde todos os alunos reconhecem as letras e os números e ele não? Somente trabalhando individualizado, e os outros? E quando a professora atende a turma o incluso está por conta, pois não trabalha sozinho. Deve ter uma professora monitora com ele. Então se torna uma pessoa exclusa, “a diferente”.
Claro que tem casos que podemos incluir alunos sem problemas, quando a escola tem todos os recursos. Os professores são qualificados para tal.
Mas do jeito que está a educação com poucos recursos, professores não qualificados para atender esses alunos, e sem tempo e condições financeiras para que se qualifiquem por conta, tudo fica assim. E a lei está aí para ser cumprida.

1 comment:

Lene Leros said...

Oi, Cleusa!
O teu blog está lindo e traz assuntos interessantes.
Um deles, esta tal inclusão...
Tens razão. É preciso todo um complexo grupo de apoio na escola para que se possa trabalhar com crianças com necessidades especiais.
Bjs... Lene