Tuesday, October 03, 2006

Construindo conhecimentos:

Para fazer com que os alunos construam novos conhecimentos usa-se o conhecimento que eles já possuem para desenvolver uma visão de mundo coerente e útil. Piaget, diz que “todo e qualquer desenvolvimento cognitivo só será efetivo se for baseado em uma interação muito forte entre o sujeito e o objeto.” É integrar o objeto de estudo à realidade do sujeito, dentro de suas condições, de forma a estimulá-lo e desafiá-lo, e ao mesmo tempo permitindo que as novas situações criadas possam ser adaptadas às estruturas cognitivas existentes, propiciando o seu desenvolvimento.
A aprendizagem da criança:
é um processo de construção de relações;
é liberar a curiosidade;
é questionamento e exploração;
vai em direções ditadas pelos seus próprios interesses;
se encontra em processo de mudança;
propicia a chance de aprender com seus próprios erros.
A criança é um ser pensante que tem suas lógicas.

Ela elabora hipóteses sobre a escrita.
As atividades devem desafiar o pensamento das crianças e gerar conflitos cognitivos que os ajudem a buscar novas respostas.

1 comment:

Mariangela said...

Professor é aquele que encaminha para a aventura da vida.
Não é o que ensina fórmulas prontas, mas o que questiona e
desperta para a realidade , que faz brotar o saber do aluno.
Parabéns pelo teu dia,querida Cleusa.
Bjs,Mariangela