PARA UMA AVALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA
Analisando duas formas de se fazer avaliação da produção ou construção de um conhecimento na escola.
A análise estrutural analisa a criança como um sujeito epistêmico, e a análise funcional analisa a criança como um sujeito psicológico, ambas baseadas no construtivismo de Piaget.
O construtivismo estrutural analisa, descreve a parte do cognitivo que compartilha, em situações iguais com todos. Classificar, seriar, abstrair ...que nos permite interpretar (assimilar).E o construtivismo funcional analisa e descreve o psicológico ( a parte de ordem individual específica de cada um).
O conhecimento da criança, aquilo que ela diz ou pensa que o objeto é, versos o conhecimento do adulto, do livro didático, referência do professor que diz ou pensa sobre o mesmo objeto. E como ouvir uma criança fazer com que a mesma, retoque, substitua, melhore sua primeira opinião em uma posição construtivista., mas conservando sua identidade inicial.
De um ponto de vista funcional, os procedimentos, os modos de fazer, produzir, um objeto qualquer, as soluções práticas, a construção de caminhos que nos levam a resultados satisfatórios ou não, são formas de solucionar da melhor maneira as respostas, aquilo que se configura como a melhor solução.
De um ponto de vista estrutural, as teorias, as hipóteses explicativas são bases para o porquê das coisas. As provas dedutivas de uma criança pré-operatória ou operatório-concreta são características do nível cognitivo.
As estruturas geométricas descritas por Piaget & Inhelder sobre representação espacial da criança. Propor que as avaliações estrutural e funcional:
¾ São irredutíveis entre si, isto significa, aceitar que uma não se subordina à outra. (geometria euclidiana)
¾ São complementares entre si, isto significa, aceitar que as duas perspectivas se complementam e que uma só se realiza na perspectiva da outra ( a análise funcional depende da estrutural e vice-versa). (geometria projetiva)
¾ São indissociáveis, isto é, que estas duas perspectivas funcionam qual partes de um mesmo todo. (geometria topológica)
Em uma abordagem construtivista estas duas formas de conhecer (produção de conhecimento estrutural e produção de conhecimento funcional) devem ser coordenadas entre si, ou seja, sintetizadas, inclusive no contexto da avaliação escolar.
O construtivismo valoriza a mudança de perspectiva, de eixo de análise.
Piaget considerou a perspectiva científica e ousou demonstrar a continuidade entre os dois extremos (o pensamento da criança e o científico sobre um determinado conceito) coordenou esses dois pontos de vista.
“Ser construtivista é produzir conhecimentos em um contexto em que o diálogo, a confrontação de um ponto de vista, o entrechoque de idéias estão sempre presentes.”
Analisando duas formas de se fazer avaliação da produção ou construção de um conhecimento na escola.
A análise estrutural analisa a criança como um sujeito epistêmico, e a análise funcional analisa a criança como um sujeito psicológico, ambas baseadas no construtivismo de Piaget.
O construtivismo estrutural analisa, descreve a parte do cognitivo que compartilha, em situações iguais com todos. Classificar, seriar, abstrair ...que nos permite interpretar (assimilar).E o construtivismo funcional analisa e descreve o psicológico ( a parte de ordem individual específica de cada um).
O conhecimento da criança, aquilo que ela diz ou pensa que o objeto é, versos o conhecimento do adulto, do livro didático, referência do professor que diz ou pensa sobre o mesmo objeto. E como ouvir uma criança fazer com que a mesma, retoque, substitua, melhore sua primeira opinião em uma posição construtivista., mas conservando sua identidade inicial.
De um ponto de vista funcional, os procedimentos, os modos de fazer, produzir, um objeto qualquer, as soluções práticas, a construção de caminhos que nos levam a resultados satisfatórios ou não, são formas de solucionar da melhor maneira as respostas, aquilo que se configura como a melhor solução.
De um ponto de vista estrutural, as teorias, as hipóteses explicativas são bases para o porquê das coisas. As provas dedutivas de uma criança pré-operatória ou operatório-concreta são características do nível cognitivo.
As estruturas geométricas descritas por Piaget & Inhelder sobre representação espacial da criança. Propor que as avaliações estrutural e funcional:
¾ São irredutíveis entre si, isto significa, aceitar que uma não se subordina à outra. (geometria euclidiana)
¾ São complementares entre si, isto significa, aceitar que as duas perspectivas se complementam e que uma só se realiza na perspectiva da outra ( a análise funcional depende da estrutural e vice-versa). (geometria projetiva)
¾ São indissociáveis, isto é, que estas duas perspectivas funcionam qual partes de um mesmo todo. (geometria topológica)
Em uma abordagem construtivista estas duas formas de conhecer (produção de conhecimento estrutural e produção de conhecimento funcional) devem ser coordenadas entre si, ou seja, sintetizadas, inclusive no contexto da avaliação escolar.
O construtivismo valoriza a mudança de perspectiva, de eixo de análise.
Piaget considerou a perspectiva científica e ousou demonstrar a continuidade entre os dois extremos (o pensamento da criança e o científico sobre um determinado conceito) coordenou esses dois pontos de vista.
“Ser construtivista é produzir conhecimentos em um contexto em que o diálogo, a confrontação de um ponto de vista, o entrechoque de idéias estão sempre presentes.”
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