Tuesday, October 24, 2006

Diferenças entre Percepção e Atividade Perceptiva

Diferenças entre Percepção e Atividade Perceptiva

A percepção na aprendizagem dos alunos, deve ser sempre priorizada, estimulando-os com materiais ilustrativos a cada nova tecnologia que surge.
A inteligência é uma função de adaptação especial, uma adaptação psicológica. O ser humano é um agente de uma construção. Ele precisa interagir com o objeto do conhecimento a que necessita se adaptar.
A função adaptativa psicológica se realiza a partir de estruturas totalmente herdadas, parte herdadas e parte construídas pelo sujeito e ou totalmente construídas pelo sujeito em um processo de desenvolvimento.
Os problemas sobre o funcionamento da percepção estão presentes desde o nascimento. Piaget verifica que a percepção é centrada, é focada, estática, e por isso deformante. Só percebemos o que está presente no campo perceptivo e o que estiver num espaço próximo. Não podemos negar a função dos sentidos nem minimizar o papel da percepção. O conhecimento do objeto se dá pela atividade perceptiva.
Com pouca atividade formamos quadros perceptivos, mas pela atividade exploratória, agindo sobre os objetos funcionam nossos mecanismos de centrar a percepção em foco, descentrar e centrar em outro, transpor relações entre uma parte e outra, fazendo novas coordenações entre as partes melhorando as percepções. As novas informações são buscadas pelo sujeito com seus esquemas de ação na atividade exploratória.
Um esquema é constituído pelos significados que o sujeito vai retirando das ações anteriores. E o sujeito vai construindo sistemas de significações.
Os esquemas de ação, pré-verbais, pré-conceituais e finalmente os esquemas conceituais serão os esquemas assimiladores de novas significações.
Os esquemas assimilam as novas informações pela acomodação das significações anteriores.
A atividade perceptiva vai se tornando em atividade cognitiva quando o pensamento já pode representar por imagens e por raciocínios o que não está mais presente no campo perceptivo.
Reconstruímos constantemente nossos sistemas de significações pela atividade perceptiva, pelas significações que colocamos nas ações sobre os objetos.

No comments: